O habanero ( / ˌ ( h ) ɑː b ə n ɛər oʊ / ; Espanhola: [aβaneɾo] ( escutar )Sobre este som ) é uma variedade quente de pimenta . Os habaneros verdes são verdes e colorem à medida que amadurecem. As variantes de cores mais comuns são laranja e vermelho, mas a fruta também pode ser branca, marrom, amarela, verde ou roxa. [1] Normalmente, um habanero maduro tem 2–6 cm (0,8–2,4 pol.) De comprimento. Habanero chilis são muito quentes , avaliados de 100.000 a 350.000 na escala de Scoville . [2]O calor, o sabor e o aroma floral do habanero o tornam um ingrediente popular em molhos picantes e outros alimentos picantes.
O nome indica algo ou alguém de La Habana ( Havana ). Em Inglês, ele é por vezes escrito incorrectamente HABANERO e pronunciado / ˌ ( h ) ɑː b ə n j ɛər oʊ / , o til sendo adicionado como um hyperforeignism modelado depois jalapeño .
O pimentão habanero vem da Amazônia , de onde se espalhou, chegando ao México . [4] Um espécime de uma planta habanero domesticada, datada de 8.500 anos, foi encontrado em um sítio arqueológico no Peru. [ carece de fontes? ] Um fruto intacto de um pequeno habanero domesticado, encontrado em níveis pré-cerâmicos na caverna Guitarrero, nas terras altas do Peru , foi datado de 6500 aC.
O Habanero leva o nome da cidade cubana de La Habana, conhecida nos Estados Unidos como Havana, porque costumava fazer comércio intenso por lá. Está relacionado com a pimenta Scotch Bonnet; eles têm tipos de vagens um tanto diferentes, mas são variedades da mesma espécie e têm níveis de calor semelhantes.
Hoje, o maior produtor da pimenta Habanero é a Península de Yucatán , no México, onde agora se pensa que ela se originou. [5] Habaneros são parte integrante da comida de Yucatán, acompanhando a maioria dos pratos, tanto na forma natural como em purê ou salsa. [6] Outros produtores modernos incluem Belize , Panamá , Costa Rica , Colômbia , Equador e partes dos Estados Unidos, incluindo Texas , Idaho e Califórnia .
O pimentão habanero foi disseminado por colonos espanhóis em outras áreas do mundo, a tal ponto que taxonomistas do século 18 confundiram a China com seu lugar de origem e a chamaram de Capsicum chinense ("a pimenta chinesa"). [7] [8] [9]
O chapéu escocês é frequentemente comparado ao habanero, uma vez que são duas variedades da mesma espécie, mas têm diferentes tipos de vagens . [6] Tanto o chapéu escocês quanto o habanero têm carne fina e cerosa. Eles têm um nível de calor e sabor semelhantes. Ambas as variedades têm em média o mesmo nível de pungência, mas o grau real varia muito de uma fruta para outra, de acordo com a genética, métodos de cultivo, clima e estresse das plantas.
Em 1999, o habanero foi listado pelo Guinness World Records como o chili mais quente do mundo, mas desde então foi substituído por outras pimentas. O Bhut jolokia (ou pimenta fantasma) e o escorpião Trinidad moruga foram identificados como subespécies nativas de Capsicum chinense ainda mais quente do que o habanero. Os criadores cruzam constantemente subespécies para tentar criar cultivares que quebrem o recorde na escala de Scoville . Um exemplo é o Carolina Reaper , um cruzamento de pimenta Bhut jolokia com um habanero vermelho particularmente picante.
Habaneros prosperam em climas quentes. Como todas as pimentas, o habanero se dá bem em uma área com bom sol da manhã e em solo com um nível de pH em torno de 5 a 6 (ligeiramente ácido). Habaneros que são regados diariamente produzem mais crescimento vegetativo, mas o mesmo número de frutos, com menores concentrações de capsaicina, em comparação com plantas que são regadas apenas quando secas (a cada sete dias). [10] Solo e raízes excessivamente úmidos produzirão pimentas de sabor amargo. A rega diária durante a floração e o início dos frutos ajuda a prevenir a queda de flores e frutos imaturos, mas as taxas de queda de flores costumam chegar a 90%, mesmo em condições ideais. [10]
O habanero é uma planta com flores perenes , o que significa que, com os devidos cuidados e condições de crescimento, pode produzir flores (e, portanto, frutos) por muitos anos. Os arbustos de Habanero são bons candidatos para um jardim de contêineres . Em climas temperados, porém, é tratado como anual , morrendo a cada inverno e sendo substituído na próxima primavera. Nas regiões tropicais e subtropicais, o habanero, como outros chiles, vai produzir durante todo o ano. Desde que as condições sejam favoráveis, a planta dará frutos continuamente.
Vários produtores tentaram produzir plantas habanero seletivamente para produzir pimentas mais quentes, mais pesadas e maiores. A maioria dos habaneros está entre 200.000 e 300.000 na escala de Scoville . Em 2004, pesquisadores do Texas criaram uma versão suave do habanero, mas mantiveram o aroma e o sabor tradicionais. A versão mais suave foi obtida pelo cruzamento da pimenta habanero de Yucatán com um habanero sem calor da Bolívia ao longo de várias gerações. [11] O criador Michael Mazourek usou uma mutação descoberta pelo Chile Pepper Institute para criar uma versão sem calor rotulada de 'Habanada' criada em 2007 e lançada em 2014. [12] [13]
Habanero preto é um nome alternativo freqüentemente usado para descrever a variedade marrom escuro de habanero chilis (embora sejam ligeiramente diferentes, sendo um pouco menores e um pouco mais em forma de esfera). Foram encontradas algumas sementes que se acredita terem mais de 7.000 anos. O habanero preto tem um sabor exótico e incomum, e é mais quente do que um habanero normal, com uma classificação entre 425.000 e 577.000 unidades Scoville. [14] As pequenas lascas usadas na culinária podem ter um efeito dramático no prato geral. Os habaneros negros demoram consideravelmente mais para crescer do que outras variedades de pimenta habanero. Na forma seca, eles podem ser conservados por longos períodos de tempo e podem ser reconstituídos em água e, em seguida, adicionados às misturas de molhos. Anteriormente conhecido como habanero negro , ou por seu nahuatlnome, seu nome foi traduzido para o inglês por comerciantes de especiarias no século 19 como "habanero negro". A palavra "chocolate" foi derivada da palavra Nahuatl, xocolātl [ʃoˈkolaːt͡ɬ] , e também foi usado na descrição (como "habanero de chocolate"), mas provou ser impronunciável para os comerciantes britânicos, por isso foi simplesmente denominado "habanero preto". [15]
Um 'Caribbean Red', uma cultivar dentro da família habanero, tem um sabor cítrico e levemente defumado, com uma classificação de Scoville variando de 300.000 a 445.000 unidades de Scoville.
Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/Habanero